Tami Andrade: 12 Dicas para Cuidar do Cabelo na Praia/Piscina

12 Dicas para Cuidar do Cabelo na Praia/Piscina

Olá Meninas, tudo bem?

Primeiro post do Blog!!! Uhulll!!

Hoje eu vou contar para vocês quais são os meus cuidados com o cabelo, quando eu vou para praia ou piscina. E o mais legal é que essas dicas são válidas para todos os tipos de cabelos, não somente os cacheados, como o meu!

O nosso cabelo sofre com os danos causados pelo sal/cloro, sol, vento e areia, então é importante que a gente tome algumas medidas para minimizar esses danos. Assim, eu compartilho com vocês alguns métodos que eu uso.

Então vamos lá! Essas são as minhas 12 Dicas para Cuidar do Cabelo na Praia/Piscina:

1)    Prepare-se antes do sol e da água: geralmente a nossa ida a praia/piscina é planejada, então como temos um tempinho extra antes de ir, podemos aproveitar para fazer hidratações no cabelo, para “prepara-lo” para os danos que estão por vir. Eu geralmente faço 1 hidratação por semana, mas quando sei que vou para a praia, começo a fazer 2x por semana. Assim meu cabelo estará mais hidratado e um pouco mais preparado para aguentar o sol, vento, areia e o sal/cloro. Imagina ir para a praia já com o cabelo bem ressecado? Quanto você voltar ele estará pior!

2)    Proteção solar é tudo de bom: Usar produtos com proteção solar ajuda a proteger o cabelo dos raios UV,  raios que danificam bastante os fios, causando perda proteica e ressecamento. Então eu não abro mão de usar produtos com proteção solar. Vale destacar que é necessário reaplicar o produto toda vez que sair da água, para garantir a proteção. Além disso, sempre que eu passo, eu espero uns 10 minutos para voltar para a água, pois nosso cabelo precisa absorver o produto. Importante: Proteção Térmica não é a mesma coisa que Proteção Solar, então ao comprar seu produto, atente-se a esse fator.

3)    Cabelo sujo é a nova onda: parece estranha essa frase, mas os produtos que colocamos no nosso cabelo e a sua própria oleosidade formam uma capa protetora nos fios, que vai ajudar a protegê-los dos efeitos do sol e sal/cloro. Então é melhor quando vamos para a praia/piscina com o cabelo sujo! Eu geralmente deixo meu cabelo uns 3 dias sem lavar antes de ir para a praia. Ahhh, vale destacar que no meu caso a fitagem ajuda bastante, ainda mais a fitagem estruturada (vou falar sobre isso futuramente), pois o creme demora bastante para sair do meu cabelo, então essa “capa” que o creme cria me ajuda bastante a proteger meus fios.

4)   Água nos cabelos: outra dica muito válida é usar o chuveirinho nos intervalos entre os mergulhos, pois a água doce ajuda a tirar o excesso de sal/cloro e areia dos cabelos. Se no local não tiver chuveirinho, você pode usar uma garrafinha de água. Eu geralmente uso a garrafinha e depois passo novamente o creme de pentear com proteção solar.



5)   Chapéu é um bom amigo: usar chapéu ou boné é uma boa pedida, pois eles ajudam a proteger o seu cabelo dos raios UV e ainda protegem a pele do seu rosto. Só evite usar chapéu o dia todo, para não abafar os cabelos e causar danos ao couro cabeludo e aos fios. Eu gosto mais de usar boné. :)

6)    Saiu da água? Não prenda o cabelo: nada de prender o cabelo molhado. Ao fazer isso, a raiz do seu cabelo fica mais fraca e pode ocasionar na quebra do cabelo, ainda mais quando você for tirar a xuxinha. Além disso, deixa-lo preso por muito tempo pode fazer com que surjam fungos no seu couro cabeludo, gerando caspa. Então, espere seu cabelo secar para prende-lo e use um creme de pentear para cuidar do volume ocasionado pelo vento.

7)    Bye, bye secador e chapinha: o seu cabelo já receberá muitos danos do sal/cloro, sol e do vento, então nada de usar o secador e chapinha, pois isso só irá causar mais estragos no seu cabelinho. Se você for do tipo que não vive sem eles, tente fazer o seguinte: deixe o cabelo secar ao natural e faça um penteado, será bem melhor do que danificar mais o seu cabelo com o calor do secador e chapinha.

8)    Beba bastante água e coma frutas: a água contribui para a hidratação do nosso corpo e também do nosso cabelo. Ela elimina toxinas e auxilia na renovação das células do nosso cabelo e corpo, além de ajudar na absorvição do nutrientes. Já as frutas são ricas em vitaminas e nutrientes, que também vão ajudar a manter a beleza da nossa pele e cabelo, e é claro manter a nossa saúde em dia. Então abuse da água, frutas e água de coco. Hidrate-se!

9)   Cuide do seu cabelo! Faça hidratações: quando estou na praia, eu geralmente faço 2 hidratações por semana, faço com aquelas ampolas rápidas. A hidratação ajuda a devolver as proteínas perdidas durante a exposição ao sol, contribuindo para um cabelo menos ressecado, mais brilhoso, macio e reduzindo o frizz. Além disso, quando volto das minhas férias, começo o processo de recuperação dos cabelos e faço o cronograma capilar (em breve teremos post sobre isso).

10) Lave seu cabelo corretamente: outro ponto importante é lavar o cabelo corretamente sempre que voltar da praia/piscina, para eliminar o sal/cloro, areia e demais sujeiras que estejam no seu cabelinho. Eu uso shampoo e condicionador e depois faço finalização com um creme de pentear com proteção solar. Uma boa pedida é usar um shampoo anti resíduos quando voltar das suas férias/dias de folga, para tirar toda a sujeira acumulada, mas lembre-se que ele só deve ser usado de 15 em 15 dias.

11) Banho com água fria: para algumas pessoas é sempre difícil tomar banho com água fria, mesmo que lá fora a temperatura esteja em 35º! Mas, por favor tente! A água fria fecha as escamas dos cabelos, trazendo mais maciez, brilho e hidratação. Se você não conseguir, tome banho com água morna e faça o último enxague com água fria. Mas por favor, não lave o cabelo com água quente, pois ela contribui com a caspa e deixa o cabelo opaco, ressecado e  com a raiz oleosa.

12) Não durma com o cabelo molhado: dormir com o cabelo molhado não é uma boa pedida, pois o cabelo fica bagunçado, gerando nós e ainda aumenta a probabilidade de você ter caspa. Outro ponto é que o cabelo fica mais fragilizado, facilitando a quebra e opacidade dos fios. Então evite dormir com o cabelo molhado. Se não tiver jeito, passe um creme de pentear e penteie os cabelos, e na hora de dormir faça um coque no topo da cabeça. Mas olha, não deixe isso virar um hábito, a melhor forma é dormir com os cabelos secos.

E essas são as minhas dicas! Eu fui recentemente para a praia e testei todas, e realmente ajudam bastante. O dano ao meu cabelo foi mínimo!


Na foto acima, reparem como o meu cabelo estava com pouco frizz e ainda estava bem definido. Eu tinha ficado bastante tempo na água (sou tipo um peixinho), e mesmo assim o cabelo aguentou.

Espero muito que vocês tenham gostado! Façam o teste e me contem o resultado.


Beijo, Beijo.

Comentários do facebook
17 Comentários do Blogger

17 comentários:

  1. Amei as dicas miga seu cabelo esta maraaaaa!!
    bjin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida. Não deixe de seguir as dicas quando você for viajar. Super beijo. :)

      Excluir
  2. Eu não sou muito de praia mas piscina é outra história. Dá muito trabalho pra mim não usar o secador, mas vou me lembrar dessas dicas agora no verão. A propósito, eu gostei da dica de deixar os cabelos sujos.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, que bom que você gostou :). Bjão.

      Excluir
  3. Olá!
    Adorei essas dicas. Eu faço natação e vejo que meus cabelos precisam de muito mais cuidados que eu imagino. Comprei um creme da Acquaflora, mas só ele não faz milagre hahaha.

    www.loucurasaovento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Ju, cuida bem do seu cabelo <3.

      Excluir
  4. Menina que dicas maravilhosas.
    Eu sempre que vou na praia fico até triste, uso vários produtinhos mas sempre fica ressecado :/
    Amei suas dicas e com certeza já salvei aqui pra quando for relembrar as dicas antes
    Ah já me inscrevi no seu blog pois ameii.
    Beijinhuss

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou :). E obrigada por me seguir :).

      Excluir
  5. Minha filha do céu! Que cabelo divo e maravilhoso!
    Adorei as dicas, confesso que a única coisa que faço é lotar de creme com protetor... mas sempre prendo e tomo banho meio quente depois. Já vou parar de fazer isso, com certeza vai me dar resultado. Adorei o visual do seu blog também!
    Todo o sucesso!!!

    http://digagisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi,Tami! Esse post não poderia ter vindo em melhor hora! Esse calorão pede uma praia e uma piscina, é e convenhamos que não tem muita graça se a gente não puder molhar a cabeça e menos graça ainda se o nosso cabelo fica danificado! Adorei as dicas e pretendo levá las até o Carnaval! Hahaha.
    Beijos
    www.hashtagtecontei.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dai :). Que bom que você gostou. Isso aí, aproveita que o verão tá chegando, pra seguir as dicas. Bjão.

      Excluir
  7. hahaha, adorei as dicas mas não sou uma grande fã de praias, e de piscinas, já que sou um pouco gordinha e não gostar de estar de biquini ou maio. Mas vou aproveitar as dicas quando for.
    Segue meu blog de volta? Estou tentando alcançar meta de 100 seguidores? http://www.horadaleituraa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, que bom que gostou. Vou seguir sim <3. Bjos

      Excluir